sábado, 7 de abril de 2012

Toxoplasmose - MITOS E VERDADES!



A toxoplasmose é uma doença, que tem como agente, o protozoário Toxoplasma Gondii.
É um protozoário que em felinos possui a fase intestinal ou sexuada, sendo o hospedeiro definitivo, todos os outros animas são hospedeiros intermediários.
Nos felinos fazem a reprodução sexuada e seus ovos que são chamados oocistos, são eliminados pelas fezes e podem vir a contaminar outros animais pela ingestão destes ovos direta ou indiretamente.
Em todos os outros animais, o oocisto por não possui a fase intestinal, se alojando em algum tecido do corpo, e por não possuir reprodução sexuada como nos felinos, este oocisto ira formar um cisto tissular.
O mais comum é que o organismo infectado reaja com seu sistema imunológico transformando o toxoplasma em um cisto latente, sem causar nenhum ao hospedeiro. O sintoma desta fase mais comum é uma ligeira “gripe”.
A principal forma de infecção por Toxoplasmose é a ingestão de alimentos mal cozidos quando se ingere o oocisto.
A possibilidade do gato domestico transmitir a doença, e praticamente nula, pois, o proprietário do animal teria de ter contato com as fezes secas (reparem bem – secas) , e o gato deve estar no período de reprodução sexuada dos toxoplasmas. Seria uma infeliz coincidência de fatos.
Sobre gravidez e toxoplasmose, que é o principal problema referente a esta zoonose, está no caso de primo infecções, ou seja, infecções adquiridas durante a gravidez, pois o toxoplasma pode migrar via barreira placentária provocando má formação ou abortos.
Em mulheres que já possuíam a infecção antes da gravidez, geralmente não existe a transmissão vertical (da mãe para o bebe), o que em muitos casos ocorre é a identificação de anticorpos quando se faz o exame pré natal, muitas vezes a confusão se instala por informações mal fornecidas ou mal interpretadas.
Medidas que se devem tomar, para evitar problemas com toxoplasma:
Lavar bem os alimentos.
Comer alimentos sempre bem cozidos.
Sempre lavar as mãos quando limpar a bandeja do gato.
Nada além de noções de higiene básica.
Tenha seu gato durante toda sua vida, não existe de forma alguma restrições sobre ter gato e estar grávida, ter gato e ter criança pequena em casa, ter gato e ter alergia a poeira entre outras várias discriminações que nossos amigos felinos sofrem da sociedade, um grande preconceito sem fundamento real.

M.V Walter Figueira
11 2721-7368

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por nos ajudar a manter nosso blog!